A pergunta “como vender sem estoque?” tem se tornado cada vez mais comum nas buscas da internet. E os motivos pelo interesse sobre o assunto são vários, afinal a ideia é comentada, na maioria das vezes, como uma oportunidade diferenciada e cheia de benefícios.
Será que é isso tudo, mesmo? A seguir, respondemos às principais dúvidas sobre como vender sem estoque, continue a leitura e descubra também as vantagens, desafios e dicas para ter sucesso nesse modelo de negócio.
Como funciona um negócio sem estoque?
A venda sem estoque, basicamente, funciona por meio de parcerias com fornecedores, que são responsáveis pelo armazenamento e envio dos produtos para os clientes finais.
Dessa forma, você pode se concentrar em outras áreas do negócio, como marketing e vendas, sem se preocupar com o armazenamento e entrega das mercadorias.
Como vender sem estoque?
Existem vários modelos de venda sem estoque, sendo os principais:
1. Dropshipping
O dropshipping é um modelo de venda em que o empreendedor cria uma loja virtual, escolhe os produtos que deseja vender e faz parceria com um fornecedor que irá armazenar e enviar os produtos diretamente para os clientes.
2. Venda de produtos ou serviços digitais
Outra opção é vender produtos ou serviços digitais, como e-books, cursos online e consultorias. O diferencial é que esse modelo permite entregas de forma instantânea, sem a necessidade de manter um estoque ou envio físico. E, claro, em alguns casos, depende apenas da sua disponibilidade de tempo para entregar a demanda pelo serviço solicitado.
3. Produtos sob demanda
É uma estratégia de venda que a oferta do produto acontece antes mesmo de tê-lo em estoque. Nesse caso, a vantagem é poder avaliar a demanda e seguir com as encomendas somente quando necessário.
Lembrando que esse tipo de comércio exige um prazo de entrega maior. Alguns exemplos práticos são: customização de itens específicos, como bolsas e roupas; produtos importados para revenda, em que o vendedor fica responsável pela logística e outros processos burocráticos.
4. Revenda e programa de afiliados
As etapas do modelo de revenda são: o vendedor anuncia o produto de uma determinada marca, realiza a venda e, por fim, notifica o fornecedor para dar sequência ao processo de envio.
Já nas vendas como afiliado, a única fase do processo é o anúncio do produto pelo associado, sem nenhuma responsabilidade no fluxo de postagem ou envolvimento com o pós-vendas.
Os processos são parecidos até em relação às comissões recebidas por cada venda realizada. Por isso, a estratégia é entender a margem de lucro desejada antes de fazer qualquer escolha.
5. Parceria com fornecedores
As parcerias com fornecedores são uma ajuda para o fluxo das vendas sob demanda, principalmente se não for você o responsável pela produção dos produtos.
Por exemplo, se vende sapatos pode estabelecer um acordo comercial direto com a fábrica. Dessa forma, tem o benefício de sempre encontrar o que precisa em estoque, além da chance de negociar condições mais vantajosas.
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Quais são as vantagens da venda sem estoque?
A venda sem estoque oferece várias vantagens do ponto de vista econômico, e também as praticidades para facilitar a gestão do negócio. A seguir, entenda como se beneficiar.
- Menor investimento inicial: sem a necessidade de investir em um estoque de produtos, é possível começar o negócio com pouco dinheiro.
- Menor risco de estoque encalhado: não existe o risco de ter produtos encalhados, o que pode gerar prejuízo por conta da data de validade, por exemplo.
- Maior flexibilidade: sem a preocupação com a logística de armazenamento e envio dos produtos, você pode se concentrar em outras áreas do negócio, como marketing e vendas.
Quais são os desafios da venda sem estoque?
A venda sem estoque também apresenta alguns desafios quanto aos tipos específicos de dificuldade que o fornecedor pode gerar para o fluxo eficiente das vendas e satisfação delas junto com os clientes. Abaixo, separamos alguns exemplos.
- Menor controle sobre as mercadorias: não se responsabilizar pelo armazenamento e envio dos produtos pode causar problemas com a qualidade e os prazos de entrega.
- Sincronia de estoque: pode ser que a demanda e as atualizações do seu catálogo não casem com a disponibilidade do seu fornecedor.
- Menor margem de lucro: com a necessidade de pagar pelos serviços de armazenamento e envio dos produtos pelos fornecedores, você pode ter uma margem de lucro menor do que se tivesse um estoque próprio.
3 Dicas de como vender sem estoque
A venda sem estoque é uma estratégia que pode trazer diversos benefícios, no entanto, para tudo sair como esperado, é importante seguir algumas boas práticas para o fluxo da operação. A seguir, separamos algumas delas.
1. Atente-se na escolha dos produtos
Antes de entrar no modelo de vendas sem estoque, procure entender quais são os melhores produtos para comercialização. Nesse caso, você pode optar por produtos de nichos específicos e com alta demanda para garantir que eles serão vendidos rapidamente.
Além disso, procure pensar na questão logística, tudo que influencia no envio dos itens. É fácil de conseguir com os fornecedores? O que demanda o envio, tem alguma característica específica?
2. Pesquise bem seus fornecedores
Escolher fornecedores confiáveis e com boa reputação no mercado é uma forma de evitar problemas com a qualidade dos produtos e atrasos na entrega.
Para acertar na seleção, procure as referências das empresas, entenda o histórico no mercado e veja se existem muitos registros de reclamações, como no Reclame Aqui. Além disso, outra dica é contar com mais de uma opção na sua lista de contatos, em torno de três a cinco.
3. Mantenha uma boa relação com os clientes
Um atendimento de excelência e a transparência dos processos é indispensável em qualquer negócio e, nesse modelo de venda, se torna ainda mais importante para manter a satisfação dos consumidores.
Aqui, alguns dos pontos de atenção para dar suporte aos clientes são: a clareza quanto aos prazos de entrega maiores e uma política de trocas e devoluções definida.
Entendeu como vender sem estoque?
A venda sem estoque é uma opção viável para quem deseja empreender, mas não tem dinheiro suficiente para o investimento inicial ou, ainda, precisa de mais flexibilidade para começar as atividades sozinho.
Com a escolha de fornecedores confiáveis e uma boa relação com os consumidores, você, com certeza, terá sucesso nesse modelo de negócio.