Saber qual é o nível de estoque ideal é uma das principais dúvidas de quem trabalha com varejo. Isso porque esse controle pode influenciar diretamente no sucesso das vendas.
É preciso muita organização e planejamento para manter o departamento com o nível necessário de acordo com as demandas do negócio, pois qualquer falta, ou excesso, é capaz de prejudicar os lucros.
Mas independente da estratégia escolhida pelo negócio para manter o estoque atualizado, apenas um bom planejamento e monitoramento constante é capaz de garantir a eficácia da gestão de estoque no varejo.
Por isso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a manter os níveis do estoque do seu negócio sempre de acordo.
O que é gestão de estoque no varejo?
A gestão de estoque no varejo diz respeito a um conjunto de estratégias e ferramentas de controle de insumos, produtos finalizados e matéria-prima armazenados fisicamente na empresa, ou em armazéns.
A ideia é manter um estoque com o volume e a variação corretos, durante o tempo e as condições de armazenagem ideais. Mas para isso, é necessário saber as necessidades de armazenamento dos produtos, demanda atual e esperada, para só então determinar a necessidade de compra da empresa.
Essas condições, no entanto, irão variar dependendo do tipo de estoque escolhido pela empresa, canais de venda (online e offline) e área de atuação.
Com isso, os responsáveis pela gestão de estoque precisam ter uma rotina de:
- Controle e supervisão compras;
- Prospecção de demandas futuras;
- Controle de armazenamento e processamento de matérias-prima e produtos acabados;
- Controle e monitoramento do armazenamento;
- Controle pedidos;
- Uso de ferramentas e inovações que otimizem o gerenciamento de estoque no varejo;
- Análise de indicadores de desempenho logístico relacionados ao estoque;
- Estratégias que minimizem os gargalos apontados nas análises de indicadores de estoque.
Qual a importância de fazer a gestão de estoque?
Uma boa gestão de estoque no varejo é o que garante o sucesso nas operações comerciais do negócio, com um fluxo eficaz de bens e serviços.
Quando a empresa tem o controle das mercadorias que entram e saem, ela consegue melhorar a qualidade dos produtos e a capacidade competitiva, reduz custos de manutenção de estoque, além de conseguir atender às demandas dos clientes dentro do prazo.
Geralmente, o tipo de negócio influencia a forma como o gerenciamento de estoque é feito, mas existem algumas dicas gerais que podem ser utilizadas em qualquer modelo de negócio.
5 dicas indispensáveis para a gestão de estoque no varejo
Agora que você já sabe da importância de fazer um bom controle de estoque no varejo, separamos algumas dicas para te ajudar com essa atividade.
1- Monitoramento dos indicadores
Como em qualquer outro gerenciamento, os indicadores são termômetros indispensáveis para o sucesso das ações empregadas na gestão de estoque no varejo. São eles que confirmam, ou alertam, sobre a eficiência do volume, acondicionamento e uso do estoque.
Um dos principais indicadores da gestão de estoque no varejo é a velocidade do giro. Ou seja, a velocidade de movimentação das mercadorias.
Além desse, outros indicadores muito importantes e que você precisa manter a atenção são a lucratividade e os impactos no faturamento.
Lembre-se que se você não está acompanhando o desempenho da sua gestão de estoque no varejo, então, com certeza, ela deve ser ineficiente. Afinal, somente analisando os indicadores conseguimos visualizar gargalos e pontos sem otimização.
2- Fiscalização constante
Para que a gestão de estoque no varejo seja eficiente é preciso ter um calendário de fiscalização e monitoramento muito bem delimitado. A periodicidade dessas atividades minimiza erros de contagem e facilita a construção de expectativas de demanda muito mais assertivas.
Uma das estratégias utilizadas é a verificação do estoque por amostragem, ou inventário rotativo. É uma forma de tornar mais viável a fiscalização contínua em grandes estoques.
Para ter um monitoramento eficaz, primeiramente é preciso ter acesso à ferramentas que permitam esse tipo de controle. Você vai ler sobre isso no próximo tópico.
3- Tecnologia e automação na gestão de estoque no varejo
A tecnologia tem impactos muito positivos na gestão de estoque no varejo. Além da escalabilidade, podemos automatizar tarefas repetitivas e garantir que algumas falhas humanas sejam minimizadas.
Nesses casos, optar por um sistema de gestão que melhor se adeque ao seu tipo de negócio é o melhor a se fazer. Ou seja, se a sua empresa trabalha com produtos que possuem validade, verifique se o sistema escolhido é capaz de fazer esse tipo de monitoramento.
4- Inspeções periódicas
Mesmo com toda estratégia de gerenciamento de estoque no varejo, às vezes, algumas falhas podem acontecer. Por isso, definir inspeções periódicas na área pode ajudar a minimizar ou evitar eventuais problemas.
Você pode estabelecer o período de acordo com o giro das mercadorias. Por exemplo, se o seu negócio tem um giro de estoque alto, o recomendado é uma inspeção semanal ou até mesmo diária.
5- Dispensa de produtos sem giro ou obsoletos
A liberação de espaço no estoque também deve fazer parte do gerenciamento da área. Com o monitoramento constante, você poderá remover as mercadorias paradas já há algum tempo e que muito provavelmente não gerarão lucro, para dar espaço a mercadorias que têm maiores chances de venda.
Uma dica é fazer promoções em cima desses produtos que estão parados no estoque, incentivando a rápida saída. Aproveite datas comemorativas e sazonais, como Black Friday, por exemplo.
Assim, você pode contar com o apoio da sazonalidade para atrair mais essas vendas.