Atualizado em 17/10/2023
Venda direta é um modelo de negócio que tem ganhado cada vez mais destaque graças à sua flexibilidade e potencial para gerar renda. Sem falar que é uma estratégia que só vem crescendo, tanto é que o mercado brasileiro de vendas diretas é o sétimo maior do mundo, segundo um levantamento feito pela World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA).
E não para por aí! Para te ajudar a entender todas as oportunidades, descubra agora o que significa exatamente venda direta, suas vantagens e como aproveitar esse mercado.
O que é venda direta e como funciona?
A venda direta é a comercialização de produtos e serviços feita por vendedores independentes diretamente com o consumidor final. Ou seja, sem a necessidade de intermediários envolvidos na distribuição do produto, como centro de distribuição regional e atacado.
Por isso, os produtos saem do fabricante direto à empresa de vendas direta, chegando ao consumidor final por meio de um distribuidor ou representante da empresa.
Por exemplo, no varejo tradicional, os produtos ou serviços são oferecidos de forma online ou em uma loja física. Já na venda direta depende dos vendedores chegarem aos seus clientes fora desses ambientes convencionais.
Quais são os tipos de venda direta?
Os produtos e serviços são oferecidos pelos revendedores aos potenciais clientes de diversas formas. A seguir, veja alguns exemplos de como a venda direta pode ser feita:
1. Venda de porta em porta
Os vendedores ou representantes vão até os clientes nas vendas porta a porta. Nesse caso, as visitas podem acontecer na casa ou no trabalho dos interessados. Esse modelo é considerado mais personalizado e humanizado, já que é necessária uma apresentação dos produtos ou serviços.
2. Venda por catálogo
Os vendedores ou representantes deixam um material para os clientes, com imagens e descrições dos produtos e, posteriormente, os clientes o devolvem já com os pedidos que desejam. Esse modelo ficou conhecido com marcas, como Avon e Natura.
3. Eventos (party plan)
As empresas de venda direta promovem um evento, podendo ser uma pequena reunião ou grande encontro, reunindo potenciais clientes para oferecer seus produtos.
4. Sistema multinível
O sistema multinível, na maioria das vezes, é gerenciado dentro de grandes empresas, em que os vendedores, além de lucrar com as vendas dos produtos ou serviços, também recebem comissão sobre as vendas realizadas por outros vendedores indicados.
5. Venda direta de nível único
As vendas diretas praticadas pelo sistema de nível único possibilita que o vendedor ganhe uma comissão pela comercialização de produtos. Aqui, a venda pode acontecer tanto presencial quanto online.
Nesse sistema, os vendedores não recrutam outros representantes de venda para receber mais receita, como acontece no sistema de multinível.
Vantagens e desvantagens da venda direta
A venda direta é vista como uma ótima oportunidade de trabalho para quem quer começar no mundo do empreendedorismo, seja por conta dos horários flexíveis, autonomia de decisões ou, ainda, para garantir uma renda extra.
E, realmente, as vantagens do modelo de venda direta são muitas. Porém, também é importante manter a atenção nas desvantagens desse modelo.
Confira uma lista das principais vantagens e desvantagens.
Vantagens da venda direta
- Não é necessário uma equipe extensa de apoio para começar;
- Você controla sua imagem e comunicação, visto que não é preciso de intermediários;
- Horários flexíveis;
- Autonomia para tomada de decisões;
- Não há pré-requisitos, como nível de escolaridade ou histórico de trabalho.
Desvantagens da venda direta
- Incentivos de recrutamento de novos vendedores maiores do que para vendas, perigo de esquema de pirâmide ilegal;
- Rendimento imprevisível;
- Falta de apoio administrativo.
4 Dicas para começar e evoluir nas vendas diretas
Se você pretende entrar em vendas diretas, existem algumas dicas básicas sobre esse sistema que são importantes para te ajudar a escalar mais rápido esse modelo de negócio.
Confira quais são essas dicas logo abaixo.
1. Estabeleça seus objetivos
É quase que impossível fazer negócios sem metas definidas. Afinal, são elas os principais motivadores e a base para o sucesso do negócio. Assim, ficará mais fácil saber quais ações precisam ser tomadas para chegar nos objetivos do negócio.
Se você busca um trabalho bem-sucedido, suas metas devem ser específicas e facilmente mensuráveis. Você pode dividir o estabelecimento de seus objetivos em curto, médio e longo prazo.
2. Invista em relacionamentos
Sua prioridade, de início, deve ser o relacionamento com as pessoas, garantindo o tempo e a atenção de todos. Assim que conseguir isso, analise as necessidades e expectativas.
Dessa forma, vai ficar mais fácil direcionar seus esforços para os potenciais clientes. Depois disso, não deixe de investir em novos relacionamentos para sempre ter oportunidades de venda à vista.
3. Melhore suas habilidades de venda
As habilidades de venda, como parte da comunicação, te ajudam a construir relacionamentos mais duradouros com seus clientes, apoiando o desenvolvimento do seu negócio.
Se você tem estratégias de persuasão, sabe conversar com o seu cliente na medida em que também sabe ouvi-lo, você estará mais próximo de fechar boas vendas.
4. Mantenha contato com seus clientes
O relacionamento constante com seus clientes só será possível se você tiver os dados deles atualizados em sua base. Lembre-se de que a comunicação periódica é importante para garantir vendas no futuro.
Por isso, prepare alguns materiais de divulgação para enviar aos seus clientes nos principais canais que eles utilizam. Isso vai ajudar com que se lembrem sempre da sua marca.
Invista na venda direta e alcance seus objetivos financeiros
A venda direta é uma maneira flexível e acessível de ganhar dinheiro, seja como uma fonte principal de renda ou como um complemento. Com a escolha certa de produtos, estratégias de venda e compromisso, você pode aproveitar ao máximo esse modelo de negócios.