A estação mais quente do ano é um período marcado por planejamentos e oportunidades. Entre tantas possibilidades, uma busca comum é pelo que vender no verão.
Se você chegou até aqui, já adiantamos: tem muita coisa boa para explorar. Seja você um empreendedor experiente, alguém querendo começar um negócio ou apenas procurando renda extra, saiba que tem espaço para todo mundo ganhar dinheiro.
Isso é tão verdade que existem até pesquisas analisando hábitos de consumidores nessa época do ano e oferecendo dados interessantes. Por exemplo, um levantamento feito pela Opinion Box, revelou que 64% das pessoas gastam mais no verão do que no resto do ano.
Com tanta gente querendo comprar, você, com certeza, vai conseguir boas vendas, se tiver as estratégias certas. Para te ajudar, separamos os produtos mais vendidos no verão e dicas para aproveitar ao máximo a estação. Vamos ver? 😎
Por que vale a pena vender no Verão?
O verão, no Brasil, acontece do dia 21 de dezembro até 20 de março. Nessa temporada de dias mais longos e temperaturas mais altas, as pessoas são bem criativas para curtir o calor e encontram vários motivos para gastar, entre eles, segundo a Opinion Box:
- 57% dos entrevistados gastam mais no verão porque tiram férias e viajam;
- 46% gostam de aproveitar ofertas e promoções no verão;
- 41% fazem compras de Natal;
- 32% aproveitam o 13º salário.
O que vender no verão?
Os produtos mais vendidos no verão promovem, basicamente, saúde e bem-estar. A seguir, vamos ver como explorar isso nas tendências de consumo que vão desde as compras na praia até as mais variadas atividades ao ar livre.
1. Produtos de beleza e cosméticos
Pensando em cuidados com beleza e higiene no verão, a pesquisa da Opinion Box revela que 43% dos consumidores se cuidam mais nessa época do ano. Eles procuram por diversos tipos de produtos para se proteger da exposição ao sol, água salgada do mar e cloro da piscina.
Não precisa nem dizer que os protagonistas de venda são os protetores solares e bronzeadores, né? Mas, além deles, tem uma lista bem extensa de itens que podem ser comercializados para esse público, como shampoos, condicionadores e hidratantes.
2. Moda praia e acessórios
O verão, no Brasil, é sinônimo de praia para 79% dos consumidores, sendo que 84% deles buscam, justamente, esse destino nas suas viagens. E para quem vai para o litoral ou já está lá, os trajes de banho e acessórios são indispensáveis.
Nessa categoria de produtos, alguns dos destaques são: biquínis, maiôs, sungas, shorts de banho, óculos de sol, bolsas, chapéus, bonés, toalhas e cangas. Depois de ver essa lista, vamos combinar: ela não é exclusiva de praia, não é mesmo?
3. Artigos para praia e piscina
Além das roupas e acessórios, os frequentadores de praia e piscina gostam sempre de levar algum item para brincadeiras das crianças, diversão dos adultos e produtos necessários para curtir o calor.
Pensando em todas as possibilidades, algumas das opções de compra mais comuns são: boias, cadeiras de praia, guarda-sóis, brinquedos aquáticos, produtos para tratamento de água.
4. Roupas e calçados leves
As pessoas procuram formas de se sentir mais confortável e, até mesmo, mais estilosas. Por isso, para muita gente, a mudança de estação é a oportunidade de ir às compras para renovar o guarda-roupa com a coleção do momento.
Aproveite esse hábito de consumo para preparar seus lançamentos e oferecer opções que atendem os mais variados gostos, desde os mais básicos até os mais coloridos e estampados.
Entre os produtos campeões de venda, segundo o relatório da Opinion Box: chinelos e sandálias (46%); bermudas e shorts (44%), camisetas, camisas e tops (41%) e vestidos (24%).
5. Artigos esportivos
Lembra que falamos que as pessoas se cuidam mais nessa época do ano? 42% dos consumidores gastam mais com cuidado com o corpo no verão. Isso é percebido desde as roupas e calçados e tudo o que você possa imaginar para prática das atividades físicas nos mais variados locais.
Aqui vão algumas ideias de produtos esportivos: pranchas de surf, stand-up paddle), coletes salva-vidas; óculos de natação; caiaques e garrafas de água.
6. Alimentos e bebidas refrescantes
Um dos gastos que também está na lista de desejo dos consumidores é com comida, afinal, 49% gasta mais com alimentos no verão. E aqui a ideia, é basicamente, oferecer opções leves e, até vale, uma aposta em alternativas saudáveis.
Alguns exemplos são: picolés, sorvetes, geladinhos, raspadinhas, saladas de frutas, açaí, água de coco, refrigerantes, bebidas alcoólicas, sanduíches naturais, porções de peixe e salada de macarrão.
7. Produtos de bem-estar e relaxamento
Viajar mais, tirar férias, procurar destinos com praias e, claro, descansar onde estiver e como puder. Por isso, os produtos que promovem o bem-estar também tem tudo a ver com a estação.
Alguns dos mais procurados são: redes, óleos essenciais, velas aromáticas, bolas de massagem, difusor e umidificador de ar, ventiladores e ar condicionado.
Bônus: 4 dicas certeiras para vender mais no verão
Depois que você seleciona o que vender no verão, é importante criar estratégias para atrair e fidelizar os clientes. Veja, a seguir, o que não pode faltar no seu planejamento.
1. Acompanhe as tendências do mercado
Você sabe o que vender no verão, mas, a internet é cheia de surpresas. Por isso, sempre que possível acompanhe o que está acontecendo no momento, vai que você descobre algum produto legal que tem tudo a ver com o seu negócio.
2. Fique de olho no seu estoque
Não deixe para falar com os fornecedores em cima da hora ou quando o verão já está no pico de vendas. O ideal é se antecipar e abastecer o estoque de acordo com a demanda esperada ou, ainda, se conseguir, converse com outros empreendedores com o mesmo nicho de mercado.
3. Capriche nas promoções
Todo mundo gosta de desconto, mas as promoções também podem ser criativas. Então, uma ideia é trabalhar com o sentimento de urgência nas pessoas, usando frases, como “acaba hoje”, “amanhã é o último dia” e “oferta por tempo limitado”.
4. Divulgue tudo o que fizer
Para aumentar as vendas, é legal divulgar tudo o que fizer. Escolha os canais que fazem mais sentido, como redes sociais, comércios da sua região e mídia local. Você também pode cadastrar sua empresa no Apontador+ e se conectar com mais de 2 milhões de consumidores.
E aí, vamos colocar em prática as dicas sobre o que vender no verão?
Agora você já sabe o que vender no verão, então use e abuse da sua criatividade para diversificar seu catálogo de ofertas e preparar vantagens mais atrativas para os clientes.