Se você está pensando em expandir o seu negócio, o meio digital pode ser um ótimo caminho. Com o crescimento do e-commerce no último, evidenciado pela pandemia, as vendas online tornaram-se parte das estratégias de diversos negócios.

Para as pequenas empresas que, muitas vezes, não possuem recursos técnicos necessários para criar a própria loja online, a solução é buscar uma plataforma de e-commerce do mercado. 

Por isso, pensando em te ajudar na escolha de uma plataforma de e-commerce para o seu negócio, listamos neste post algumas dicas importantes e também alguns exemplos de plataformas do mercado.

O que é e-commerce?

E-commerce é o termo utilizado para as transações comerciais que são realizadas pela internet. Ou seja, todo o tipo de compra e venda online, seja produtos ou serviços.

Muitas pessoas ainda confundem o e-commerce com marketplace porque ambos possibilitam essas transações comerciais online. Porém, não se tratam da mesma coisa.

Enquanto o e-commerce é uma loja exclusiva de uma marca, o marketplace possui uma estrutura que reúne diversas lojas e marcas em um mesmo ambiente, é quase como um shopping center.

O e-commerce, por se tratar de uma loja exclusiva, precisa de um pouco mais de atenção e dedicação para colocar no ar. E sabendo disso, separamos abaixo alguns detalhes importantes a serem considerados na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio.

O que analisar antes de escolher uma plataforma de e-commerce?

Você está decidido que vai começar a vender online, mas antes, está pesquisando a melhor plataforma de e-commerce para o momento do seu negócio. 

Talvez, essa pesquisa não seja uma das tarefas mais fáceis, pois com tantas opções no mercado, como saber qual conseguirá atender as necessidades do seu negócio?

Para isso, existe uma série de recursos essenciais que você pode utilizar como fatores de decisão na hora de adquirir uma plataforma de e-commerce. 

Fácil configuração

Uma das vantagens das plataformas de e-commerce é a autonomia para configurar a loja como quiser. Por isso, certifique-se de escolher uma plataforma que seja fácil de configurar e que seja intuitiva.

É muito provável que você queira transmitir a sua marca em totalidade em sua loja online, então é válido também conhecer os diferentes modelos de layout que a plataforma oferece.

Essas opções de layouts prontos das plataformas dispensam a necessidade da contratação de um profissional externo para as configurações, assim como também não exigem de você um conhecimento técnico muito profundado.

Usabilidade e segurança

Se você não quer sofrer com abandonos de carrinho em sua loja online, precisa garantir agilidade no site, tanto no desktop quanto no mobile.

Por isso, busque plataformas que sejam responsivas e que possuam uma boa navegação. Quanto mais rápido os consumidores conseguirem encontrar o que precisam em sua loja online, maior a probabilidade de concluir uma compra.

Além da usabilidade, a segurança também é um fator indispensável na hora de escolher uma plataforma de e-commerce. Busque avaliações na internet sobre como a empresa configura os processos de pagamento e quais as tecnologias usadas.

Uma dica é procurar uma plataforma que suporte HTTPS e SSL para garantir um checkout seguro e protegido.

Integrações

Muitas plataformas de e-commerce oferecem incontáveis integrações para as mais variadas necessidades. Em um primeiro momento, pode parecer desnecessário essas milhares de opções, mas se o seu objetivo é expandir o negócio, então é preciso considerar.

Procure uma plataforma que se integre com outros canais de vendas e marketing CRM, Facebook, Instagram etc. A longo prazo, com o crescimento do seu negócio, essas integrações serão importantes para continuar expandindo.

Métricas e relatórios

Monitorar o desempenho da sua loja online só será possível se a plataforma de e-commerce escolhida oferecer opções de relatórios e dashboards personalizados.

Algumas métricas importantes e que você, muito provavelmente, precisará acompanhar são: número de vendas, valores dos pedidos, métodos de pagamento etc.

Por isso, ao escolher uma plataforma de e-commerce, certifique-se que ela disponibilizará formas de você acompanhar o desempenho de sua loja virtual.

As principais plataformas de e-commerce do mercado

O crescimento do e-commerce no Brasil impulsionou o surgimento de muitas empresas no segmento, mas algumas, em questão, ganharam um destaque a mais por conta de seus diferenciais.

Tray

A Tray está no mercado desde 2007 e oferece um pacote de soluções completas para empreendedores(as) que querem criar e personalizar suas lojas virtuais do zero.

A infraestrutura da plataforma possui diferentes funcionalidades, que atendem facilmente diferentes tipos de negócios. Além disso, a Tray conta com as ferramentas de vendas mais atuais do mercado, garantindo um gerenciamento completo.

Entre os principais recursos da plataforma estão opencode, easy checkout, desk360 e muito mais. Ao todo, a plataforma possui mais de 200 recursos disponíveis para incorporar à loja virtual. 

WooCommerce

O WooCommerce é um plugin disponibilizado pelo WordPress, plataforma de sites e blogs, que permite a criação de uma loja virtual a partir de códigos abertos.

Desde a sua criação, em 2011, o WooCommerce já contabilizou mais de 80 milhões de downloads. A interface fácil e intuitiva do plugin é o principal motivo do sucesso da ferramenta.

Essa plataforma de e-commerce é uma das mais utilizadas em todo o mundo.

Wix

Fundado em 2006, o Wix permite a criação e edição de sites de uma forma intuitiva, em que os usuários contam com a facilidade de “selecionar, arrastar e soltar” os componentes na página.

Justamente por contar com uma interface intuitiva, a utilização da plataforma dispensa a contratação de profissionais de programação e também a necessidade de conhecimento prévio.

O site conta com diversos templates, tornando muito mais fácil a escolha de uma layout para a loja virtual. Hoje, a plataforma conta com 110 milhões de usuários, sendo um dos maiores players do setor.

VTEX

A VTEX é um dos maiores nomes do mercado de e-commerce. Fundada em 1999 no Rio de Janeiro, a plataforma reúne grandes cases do mercado online, como Walmart, C&A, Coca-Cola, Ambev e muitas outras.

Entre os principais diferenciais da plataforma está a sua operação em mais de 28 países, tendo uma grande aceitação no mercado, além da integração com diversos serviços que ajudam os lojistas a alavancar as vendas. 

Shopify

A Shopify é uma empresa canadense fundada em 2006, com o objetivo de facilitar a criação de lojas online e a gestão de produtos e vendas.