O atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais para toda empresa que deseja fidelizar e atrair novas vendas. Afinal de contas, ele é o suporte que vai nortear a experiência de compra do começo ao fim do processo, inclusive o pós-venda.
Por isso, é essencial criar fluxos de interações acessíveis e transparentes. Quanto melhor for o processo, melhor será o relacionamento estabelecido desde o primeiro contato.
Dessa forma, é possível atender às novas exigências de consumo que estão ficando cada vez mais sofisticadas. Só para ter uma noção, 60% consumidores têm padrões altos de atendimento ao cliente, segundo CX Trends.
E você sabe o que fazer para conquistar os compradores e atender suas expectativas? Continue a leitura e descubra como melhorar o atendimento que você oferece.
Atendimento ao cliente: o que é e qual a importância?
O atendimento ao cliente é todo suporte que pode ser oferecido aos consumidores antes, durante e depois da compra. A ideia é proporcionar uma experiência positiva com uma comunicação clara, humanizada e proativa.
O objetivo é que tudo seja feito de forma rápida, respondendo às dúvidas que houver e solucionado todo e qualquer problema apontado, como atraso de entrega, defeito e necessidade de troca. Quanto mais eficiente for o processo, maiores são as chances de surpreender o cliente e estabelecer um relacionamento para futuras compras e indicações.
A área de atendimento ao cliente está evoluindo em todas as empresas, inclusive nas maiores existem uma equipe dedicada às estratégias Customer Success (sucesso do cliente).
Mesmo que sua empresa não seja grande, o público tem altas expectativas. Segundo uma pesquisa realizada pela Zendesk, 76% dos entrevistados esperam um melhor atendimento das empresas de pequeno porte. Outro dado interessante é: 8 a cada 10 clientes pagariam mais por isso.
5 Dicas para oferecer um atendimento ao cliente perfeito
Para começar a construir um atendimento ao cliente de sucesso, veja a seguir, as estratégias essenciais que separamos para o seu negócio decolar a partir de agora.
1. Esteja disponível onde o seu cliente está
Depois que você estabelece os pontos de contato com o cliente, é importante que esteja disponível em cada um deles. Para ficar claro quando estará online, deixe uma mensagem falando sobre os horários e dias.
Dessa forma, não corre o risco de receber um chamado fora do horário de atendimento e o cliente achar que está demorando o retorno.
2. Seja ágil
Para não deixar o cliente esperando por longos períodos, estipule um limite de tempo para dar a resposta, isso pode ser público ou algo para o seu controle interno.
O importante é ter a consciência que o cliente moderno não quer esperar. Por isso, evite ao máximo que isso aconteça. Algumas ferramentas podem te ajudar, como automações de mensagens com perguntas e respostas frequentes ou perguntas sobre as necessidades, assim quando visualizar já elimina algumas etapas do processo.
3. Seja proativo
À medida do possível, procure antecipar as dúvidas dos clientes para oferecer soluções antes que eles peçam. Por exemplo, se tiver um produto ou serviço que valha a pena um manual de instrução, disponibilize isso.
Outra alternativa é criar um fluxo de contato pós-venda, enviando uma mensagem para perguntar se tudo correu bem, se gostou do produto e outras informações que achar pertinente.
4. Entenda o nível de satisfação
A proatividade vai te ajudar a alcançar o próximo passo do atendimento ao cliente: ter um bom relacionamento, enquanto acompanha o nível de satisfação com sua empresa.
Existem diversas formas de fazer isso, desde as mais simples com pedidos de avaliação até os mais variados tipos de pesquisas de satisfação. Procure entender o que mais funciona para a sua operação no momento. De repente, pode começar com poucas perguntas enviadas pelo WhatsApp.
5. Invista em treinamento e conhecimento
Os treinamentos devem abranger as melhores práticas de atendimento ao cliente, e também deixar todos alinhados quanto aos produtos e/ou serviços oferecidos.
É importante conhecer profundamente o que está oferecendo, considerando possíveis novidades e atualizações. Além disso, os responsáveis precisam saber repassar as informações de forma clara, procurando sempre melhorar essa comunicação.
Ofereça um atendimento ao cliente de qualidade e melhore seus resultados
O atendimento ao cliente é uma jornada contínua, que exige dedicação, aprimoramento constante e a busca incessante pela excelência. Invista na experiência do cliente para colher os frutos de um relacionamento duradouro e próspero.