Criar estratégias para aumentar as vendas no início do ano é totalmente possível! E, sim, a gente sabe que o período não é tão favorável, já que a maioria está cheia de gastos, como IPVA, IPTU e os reajustes gerais de preço.
Mas, afinal, como fugir dessa época de vacas magras? Continue a leitura e confira uma lista de técnicas infalíveis para vender mais no início do ano.
8 Estratégias para aumentar as vendas no início do ano
O que não faltam são oportunidades e técnicas para aumentar as vendas no início do ano e, depois, continuar atraindo e fidelizando clientes em todos os outros meses.
Confira as dicas para começar o ano com tudo! 🤩
1. Faça queima de estoque
No início do ano, é comum as lojas fazerem uma limpa no estoque para renovar produtos, desencalhar itens, evitar a perda e danos de produtos, entre outros motivos. Seja qual for a razão, a verdade é que muitos consumidores já sabem disso e, alguns deles, até se preparam para fazer compras nesse período.
Então, crie um planejamento antecipado para promover descontos em cima dos produtos selecionados. Nessa hora é só avaliar suas necessidades, como mercadorias próximas da validade, peças sem reposição e itens que estão se tornando ultrapassados, por exemplo.
2. Crie promoções chamativas
Além dos descontos da queima de estoque, você também pode planejar ações promocionais que chamem a atenção do público. Algumas ideias são: os combos promocionais, as ofertas de pague 1 e leve 2 e os descontos progressivos.
Depois de pensar no tipo de promoção, procure divulgá-la de forma criativa. Basta fazer com que o cliente se sinta instigado a comprar. É possível usar frases persuasivas, como “Oferta válida enquanto durarem os estoques” e chamadas que estimulem o senso de urgência, por exemplo “oferta por tempo limitado”.
Saiba mais: Gatilhos mentais: o que são e como usá-los para gerar vendas?
3. Aproveite as trocas
Muita gente aproveita para trocar os presentes ganhados durante o Natal no começo do ano. Então, deixe sua loja preparada para receber esse público. Para começar, tenha um atendimento excepcional, facilitando o processo de troca.
Depois de causar uma boa impressão, procure incentivar novas compras. Pode ser de produtos mais caros ou complementares. Além disso, se tiver fazendo alguma queima de estoque ou com promoção ativa, é só lembrar que é uma oportunidade única.
4. Fique de olho nas datas comemorativas
As datas sazonais podem ser exploradas para criar mais motivos de compra, e também ajudam a melhorar o argumento de vendas, pensando nas ações promocionais criativas e chamativas. Sendo assim, brinque com aquelas que são conhecidas, mas também procure eventos de nicho que fazem sentido para o seu negócio.
Veja alguns exemplos:
- 08/01: Dia do Fotógrafo;
- 18/01: Dia do Esteticista;
- 19/01: Dia do Cabeleireiro;
- 24/01: Dia do Aposentado;
- 26/01: Dia da Gula;
- 30/01: Dia da Saudade
- 01/02: Dia do Publicitário;
- 14/02: Dia da Amizade;
- 14/02: Dia de São Valentim (Dia dos Namorados em outros países que vem sido lembrado por aqui nos últimos anos).
Entre outros eventos, como volta às aulas e Carnaval.
5. Invista em parcerias estratégicas
Fazer parcerias com outras empresas que compartilham seu público-alvo é uma estratégia poderosa para aumentar a exposição da sua marca e atrair novos clientes.
Para as colaborações conjuntas, vale oferecer descontos e condições especiais para quem já compra ou procurar fazer troca de participações nos canais de venda do parceiro.
6. Motive e recompense o trabalho
A equipe ou a pessoa responsável pelas vendas trabalha melhor quando possui metas e incentivos. Pensando nisso, aproveite o começo do ano para organizar processos que motivem as ações do dia a dia e, ao mesmo tempo, geram recompensas.
Um caminho é investir em capacitação com cursos e treinamentos. Eles desenvolvem a parte profissional, e também contribuem para alavancar os resultados da empresa. Já uma forma de recompensar é criar premiações conforme as metas forem alcançadas.
7. Anuncie na internet
Os anúncios na internet permitem que você alcance milhares de consumidores online e, ainda, oferecem a vantagem de poder segmentar seu público, considerando as preferências e a região que pretende alcançar.
Para essa divulgação, você tem várias possibilidades, como as redes sociais, Google e marketplaces. Ou então o Apontador+ – um site de busca local, que é acessado por mais de 2 milhões de consumidores todos os meses.
8. Capriche no atendimento
Depois de planejar suas estratégias, não se esqueça de prestar atenção nas necessidades da sua clientela. Afinal do que adianta todo o trabalho, se o cliente não sair satisfeito?
Nessa hora, o que faz a diferença é a prestatividade no atendimento antes e depois das vendas. Quanto mais solícito e rápido for para responder às dúvidas, maior a probabilidade de recompras e recomendações boca a boca.
Gostou das dicas para aumentar as vendas no início do ano?
Ao implementar as estratégias para aumentar as vendas no início do ano, você pode estabelecer uma base sólida para o restante da temporada, criando uma base de clientes para novas ofertas no futuro. Lembre-se de que o sucesso envolve planejamento e dedicação constante.