O Dia das Crianças está chegando! Será que ainda dá tempo para se preparar? Em qualquer data comemorativa, o mais recomendado é começar o planejamento com uma certa antecedência. Porém, não se preocupe se ainda não conseguiu se preparar como gostaria. 

Com estratégias eficientes, você vai conseguir aumentar suas vendas e deixar seu negócio pronto para atrair e conquistar novos clientes. Só para ter uma ideia do quanto vale a pena investir nesta data sazonal, veja alguns dados relevantes do Relatório Dia das Crianças, feito pela All in e empresas parceiras. Abaixo, estão os resultados de 2021 comparados com o período anterior. 

  • Crescimento de 63% no faturamento – chegando a R$ 399 milhões só no dia 12 de outubro;
  • Telefonia foi o segmento com maior faturamento, o de brinquedos e bebês ficou em décimo lugar; 
  • Farmácia e saúde foram as categorias que mais receberam visitas;
  • O valor médio de gasto ficou em R$ 435,30, uma variação positiva de 12%;
  • O WhatsApp foi o canal de atendimento com maior destaque – 74,6%. 

Se os resultados do ano passado já foram positivos, a tendência é melhorar ainda mais em 2022. Por exemplo, a previsão é um faturamento de R$ 13,68 bilhões em vendas, ultrapassando os R$ 10,93 bilhões do ano passado, segundo o levantamento da CNDL/SPC Brasil

Depois desses dados otimistas, já deu para perceber que, independente do seu público-alvo, não tem como ignorar o Dia das Crianças, não é mesmo? Sendo assim, a seguir, veja as dicas que compartilhamos para implementar no seu negócio. 

8 Melhores práticas para sua campanha de Dia das Crianças

As estratégias vão te ajudar a estimular sua criatividade e, quem sabe, já podem ser aproveitadas ou adaptadas para as próximas campanhas sazonais. Afinal, depois de outubro, o período de vendas só aumenta com a Black Friday e o Natal. 

1. Trabalhe com promoções atrativas e outros benefícios

Uma das coisas que os consumidores mais amam é a sensação de ter feito um bom negócio. E isso é percebido, principalmente, com as facilidades que mexem no bolso. 

Sabendo disso, pense em tudo que pode influenciar a decisão de compra. Desde os descontos às formas diversificadas de pagamento, seus atuais e potenciais clientes não vão perder a oportunidade de serem recompensados com uma boa economia. 

2. Estimule o desejo de compra

Para a estratégia das promoções ser eficiente, é importante que as ofertas realmente gerem interesse. Em outras palavras, não basta ser barato e fácil de pagar. 

O próximo passo é causar um impulso de compra, ou seja, impedir que o consumidor consiga avaliar sua real necessidade no momento. Para despertar a atenção e ansiedade, algumas ações são mais eficientes, por exemplo promoções relâmpagos e por tempo limitado, entre outros estímulos mentais

3. Personalize tudo o que puder

A personalização é mais uma forma de chamar atenção e gerar encantamento. Aqui, a criatividade vai falar ainda mais alto. Uma dica para conseguir aplicar as ideias: pense sempre em como criar uma identidade visual diferenciada.  

Por exemplo, com cores alegres e elementos divertidos, você pode criar uma vitrine temática na sua loja física ou mudar o layout do seu site. Você também pode surpreender os compradores com brindes e embalagens especiais. 

4. Capriche nas campanhas online 

Nos seus canais de divulgação online, não explore apenas a venda dos produtos ou serviços. Obviamente, que o foco é vender, mas você pode aproveitar a data comemorativa para se conectar com o público, aumentando o engajamento das suas redes sociais.

Uma das formas de fazer isso é com posts temáticos. É possível explorar curiosidades sobre a data, mostrar um pouco dos bastidores da empresa com histórias ou fotos engraçadas dos funcionários e seus filhos e muitas outras possibilidades. 

5. Invista em anúncios pagos 

Os anúncios pagos aumentam o alcance das campanhas online e, ainda, são uma oportunidade para segmentar exatamente o público desejado. Por isso, se tiver algum orçamento disponível, considere esse investimento. 

Com mídia paga, é possível melhorar a visibilidade das suas redes sociais, gerar tráfego para o seu site e ganhar autoridade em plataformas específicas. O que não faltam são possibilidades.

6. Fidelize os clientes novos

Depois de atrair os consumidores, não menos importante, existe o processo de fidelização. Essa etapa também conta com inúmeras táticas, mas, de forma resumida, todas elas garantem recompensas. 

Como falamos antes, os clientes gostam de benefícios práticos. Então, considere ações que possam incentivar uma segunda compra. Se possível, estruture um programa de fidelidade, pense em benefícios exclusivos, crie um cupom de desconto para a próxima data comemorativa ou algum evento que considere estratégico.  

7. Esteja presente depois da venda 

O atendimento pós-venda é uma forma de se conectar e melhorar o relacionamento com os compradores. Com ele, seu negócio consegue entender se as expectativas foram atendidas e onde estão os pontos de melhoria. 

Use essa etapa como aliada para a retenção e fidelização dos clientes. Nos contatos, demonstre sempre a preocupação sobre o processo de compra. Depois, pode oferecer algum benefício ou colher avaliações para usar a favor das suas estratégias. 

8. “Menos é mais”: priorize um diferencial

Sabemos que dependendo do tempo e dinheiro disponível, nem sempre dá para colocar em prática todas as ideias. Além disso, independente do que te limita, querer explorar tudo, sem organização, não é a melhor opção. 

Por isso, para conseguir se planejar, mesmo que em cima da hora, escolha uma ação para explorar. Pode ser algo relacionado aos seus produtos ou serviços ou qualquer outro diferencial que acredita que vai despertar a atenção dos seus clientes e gerar encantamento. 

Acompanhe as estratégias para avaliar o desempenho do Dia das Crianças

Depois que você escolheu o que faz mais sentido para sua campanha de Dia das Crianças, não se esqueça de ter um mecanismo para acompanhar tudo o que está sendo feito. 

Entre os indicadores de desempenho durante e depois da data: aumento do número de visitantes, recomendações espontâneas dos clientes, volume de recompra e a quantidade de avaliações positivas.   

Coloque as dicas em prática e prepare-se para alavancar suas vendas!  

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