O Dia das Mães 2024 está chegando, e você já parou para fazer seus planejamentos e se preparar para gerar ainda mais vendas e atrair novos clientes?
Todos os anos, a data costuma ser lucrativa para os negócios de todos os segmentos e portes. Por exemplo, em 2023, os pequenos e médios lojistas movimentaram R$ 189,5 milhões em vendas digitais no período, segundo dados da NuvemShop.
Já para 2024, algumas das expectativas boas, segundo pesquisa da Opinion Box, são:
- 77% pretendem presentear alguém na comemoração;
- 31% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200;
- 1 em cada 3 pessoas começaram a pesquisar por ofertas desde a primeira quinzena de março;
- 40% vão deixar para pesquisar produtos mais em cima da hora, com duas semanas de antecedência ou menos.
Com isso, fica claro que investir em ações é fundamental. Neste artigo, vamos apresentar ideias para vender mais no Dia das Mães, além de dar dicas de produtos e exemplos de campanhas para inspirar você a fazer sucesso nessa data.
7 Ideias para vender mais no Dia das Mães
Para aproveitar ao máximo as oportunidades do Dia das Mães, é importante pensar em ações criativas e estratégias que possam chamar a atenção do público e se destacar no mercado.
Abaixo, veja dicas para chamar atenção dos seus clientes.
1. Crie ofertas exclusiva
A personalização é uma tendência que agrada no Dia das Mães. Oferecer produtos exclusivos, como canecas, camisetas ou acessórios com o nome da mãe, é uma forma de surpreendê-la e gerar valor com um presente único.
Além disso, a personalização também pode ser oferecida em serviços. Aqui, é mais uma maneira de demonstrar para o cliente que você se preocupa com o bem-estar da mãe em questão e cria uma experiência única e memorável para ela.
2. Ofereça descontos especiais
Um jeito eficiente de atrair clientes é oferecer descontos especiais. É importante pensar em ofertas atrativas e que realmente representem uma economia para o cliente.
Algumas das boas práticas que despertam atenção são:
- Desconto por forma de pagamento: promova um meio que favoreça mais o seu negócio;
- Cupons de desconto: faça parcerias com sites de divulgação ou, então, crie promoções segmentadas.
3. Aposte no frete grátis e entregas expressas
Muitos clientes abandonam a compra por causa do frete. Por isso, a gratuidade para compras acima de um determinado valor pode ser um atrativo e tanto.
Além dessa vantagem, avalie a possibilidade de oferecer opções de entrega expressa. Isso é um chamariz para as pessoas que deixam as compras para a última hora.
4. Crie um kit de presentes
Montar um kit de presentes com produtos temáticos é uma boa estratégia para quem busca aumentar o ticket médio da compra. Além disso, a seleção cuidadosa dos produtos pode ser um diferencial para mostrar o seu portfólio ou o cuidado em criar opções exclusivas e personalizadas.
5. Invista nas redes sociais
O uso das redes sociais é fundamental para alcançar o público conectado. É importante criar uma campanha nos canais que seus clientes usam, e também onde estão os potenciais consumidores.
Lembre-se: na internet, é fundamental destacar os produtos de forma criativa e envolvente. Além de explorar as ofertas dos produtos, você pode trazer dicas e curiosidades sobre a data.
6. Parcerias com influenciadores
Os influenciadores digitais têm uma grande audiência e podem ajudar a divulgar sua marca para um público novo. Por isso, é importante selecionar aqueles que têm afinidade com o seu segmento e estabelecer uma parceria.
Se você também tem um público menos conectado, procure fazer parcerias com os estabelecimentos onde seus clientes frequentam. Por exemplo, vale panfletos nas padarias, academias e televisões de elevadores. É só avaliar o que faz mais sentido para sua estratégia.
7. Promova experiências
O Dia das Mães é uma data emotiva e que traz muita carga afetiva. Aproveite o momento para criar ações que envolvam a família ou mais de uma pessoa na compra.
Por isso, pense em como criar uma conexão emocional com sua marca e tornar a data ainda mais especial. Será que seu produto ou serviço pode ser experimentado em conjunto? E não precisa ser só com uma mãe! É só lembrar que muitas pessoas têm várias figuras em suas vidas tão queridas quanto, como avós, tias e madrinhas.
O que vender no Dia das Mães 2024?
Uma das formas de aumentar as vendas é oferecer produtos que tenham mais chances de agradar as mães. Algumas opções de produtos que podem ser vendidos são:
- Flores e arranjos de flores;
- Perfumes e cosméticos;
- Joias e bijuterias;
- Roupas e calçados;
- Produtos eletrônicos;
- Cestas de café da manhã ou chá da tarde.
Exemplos de campanhas de Dia das Mães
Natura (2018)
A campanha “Viva a beleza de todas as mães” explorou a relação afetiva entre mãe e filhos adotivos. Em um dos vídeos da propaganda, uma menina lê um livro da história da tentativa da mãe engravidar e a solução de ter uma criança através da adoção.
Havaianas (2020)
A campanha “De Havaianas, para todas as mães do Brasil”, foi veiculada no primeiro ano da pandemia. A marca criou um vídeo que destacou a força e a resiliência das mães no momento em que todos viviam novas experiências e descobertas.
Frases para vender no Dia das Mães
- “Surpreenda sua mãe com um presente exclusivo e cheio de amor.”
- “Demonstre todo seu amor e gratidão com um presente especial neste Dia das Mães.”
- “Mãe merece o melhor, presenteie com produtos de qualidade e bom gosto.”
- “Para a melhor mãe do mundo, o melhor presente do mundo.”
- “Mostre o quanto você se importa com a sua mãe, presenteie com nossos produtos exclusivos.”
Aproveite o Dia das Mães 2024 para bombar suas vendas
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio, atrás do Natal. Por isso, o evento oferece muitas oportunidades para atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Depois de todas essas dicas, não deixe de criar ações criativas e estratégias que sejam atrativas para os seus clientes.