Manter o ritmo de venda pós-Black Friday é totalmente possível, já que muitos dos consumidores ainda estão planejando as compras de Natal, festas de fim de ano e férias, por exemplo. Com tantas intenções de compra à vista, é hora de aproveitar as oportunidades e aprimorar as estratégias para atrair e fidelizar ainda mais clientes.
A seguir, veja o que fazer para se destacar dos seus concorrentes.
8 dicas para vender mais no pós-Black Friday?
Para continuar vendendo no pós-Black Friday é importante alguns pontos de atenção, relacionados às estratégias operacionais do negócio e ao relacionamento com os clientes.
Abaixo, veja o que fazer na prática:
1. Avalie os erros e acertos
Recapitule todas as ações realizadas na Black Friday e avalie se saíram como esperava, melhor ou pior. Se você atingiu suas expectativas, procure entender o porquê deu certo e o que é possível replicar para o pós-Black Friday.
Porém, se as vendas não foram como o planejado, veja o que pode ser melhorado e ajustado. Além disso, é possível criar novas estratégias que falaremos nos próximos itens.
2. Mantenha o contato com os clientes pós-Black Friday
Segundo uma pesquisa feita pela Open Text, 73% dos consumidores voltam a comprar de marcas que os tratam de forma individualizada. Isso pode ser feito de diversas maneiras e, uma delas, é justamente com o atendimento pós-venda.
Por exemplo, você pode enviar um e-mail ou uma mensagem de agradecimento no WhatsApp, enviar uma pesquisa de satisfação ou algo que agregue valor, como cupons de desconto e brindes.
3. Peça avaliações
Expor as avaliações dos clientes aumenta a confiança na marca e gera novas vendas. Para conseguir coletá-las, o relacionamento é indispensável. Por isso, depois das vendas, além de se colocar à disposição dos compradores, procure entender o nível de satisfação e incentivar o retorno em forma de depoimento.
4. Ofereça vantagens exclusivas
Mesmo que já tenha enviado algum agrado, você pode pensar em novas promoções exclusivas, como um kit de produtos, uma oferta de “Pague 1 e leve 2” e condições especiais de pagamento, como “compre agora e pague depois”.
5. Ofereça produtos complementares
É possível oferecer produtos complementares quando você consegue resgatar o histórico de compras dos clientes, identificando os interesses e particularidades, como idade, gênero e localização.
Suponhamos que o cliente tenha comprado um tênis, você pode oferecer opções de meias. Dessa forma, incentiva a recompra de algo que agregua valor ao item adquirido anteriormente.
6. Crie novas promoções e descontos
As ideias de promoções e descontos estão ficando cada vez mais famosas e criativas. Para explorá-las, procure estudar sua concorrência e tenha em mente que é fundamental que seja algo que ofereça uma recompensa concreta para o cliente.
Além disso, lembre-se sempre de fazer um estudo de precificação para não prejudicar seu planejamento financeiro.
7. Aposte em um programa de fidelidade
Considere a criação de programas de fidelidade que recompensam os clientes por comprarem repetidamente. Isso pode incluir a atribuição de pontos para cada compra que podem ser trocados por descontos, brindes ou acesso à ofertas exclusivas.
Os programas de fidelidade não apenas incentivam os clientes a retornar, mas também coletam dados valiosos sobre seus hábitos de compra, permitindo personalizar ofertas e comunicações futuras.
8. Lance novos produtos ou serviços
O pós-Black Friday pode ser a oportunidade ideal para planejar o lançamento de novos produtos ou serviços. Afinal de contas, é o momento de aproveitar o impulso de compras gerado durante o evento para criar entusiasmo em torno de novidades e, claro, manter o interesse dos clientes.
Para incentivar as compras, procure oferecer ofertas especiais para quem comprar o novo produto durante o período de lançamento.
Aproveite a temporada pós-Black Friday para atrair e fidelizar clientes
O período pós-Black Friday vai te ajudar a movimentar o estoque encalhado, amadurecer suas estratégias de venda com novas ideias de promoções, e também é a sua oportunidade para encantar e fidelizar os clientes.