Manter o ritmo de venda pós-Black Friday é totalmente possível, já que muitos dos consumidores ainda estão planejando as compras de Natal, festas de fim de ano e férias, por exemplo. Com tantas intenções de compra à vista, é hora de aproveitar as oportunidades e aprimorar as estratégias para atrair e fidelizar ainda mais clientes.
A seguir, veja o que fazer para se destacar dos seus concorrentes.
8 dicas para vender mais no pós-Black Friday?
Para continuar vendendo no pós-Black Friday é importante alguns pontos de atenção, relacionados às estratégias operacionais do negócio e ao relacionamento com os clientes.
Abaixo, veja o que fazer na prática:
1. Avalie os erros e acertos
Recapitule todas as ações realizadas na Black Friday e avalie se saíram como esperava, melhor ou pior. Se você atingiu suas expectativas, procure entender o porquê deu certo e o que é possível replicar para o pós-Black Friday.
Porém, se as vendas não foram como o planejado, veja o que pode ser melhorado e ajustado. Além disso, é possível criar novas estratégias que falaremos nos próximos itens.
2. Mantenha o contato com os clientes pós-Black Friday
Segundo uma pesquisa feita pela Open Text, 73% dos consumidores voltam a comprar de marcas que os tratam de forma individualizada. Isso pode ser feito de diversas maneiras e, uma delas, é justamente com o atendimento pós-venda.
Por exemplo, você pode enviar um e-mail ou uma mensagem de agradecimento no WhatsApp, enviar uma pesquisa de satisfação ou algo que agregue valor, como cupons de desconto e brindes.
3. Peça avaliações
Expor as avaliações dos clientes aumenta a confiança na marca e gera novas vendas. Para conseguir coletá-las, o relacionamento é indispensável. Por isso, depois das vendas, além de se colocar à disposição dos compradores, procure entender o nível de satisfação e incentivar o retorno em forma de depoimento.
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4. Ofereça vantagens exclusivas
Mesmo que já tenha enviado algum agrado, você pode pensar em novas promoções exclusivas, como um kit de produtos, uma oferta de “Pague 1 e leve 2” e condições especiais de pagamento, como “compre agora e pague depois”.
5. Ofereça produtos complementares
É possível oferecer produtos complementares quando você consegue resgatar o histórico de compras dos clientes, identificando os interesses e particularidades, como idade, gênero e localização.
Suponhamos que o cliente tenha comprado um tênis, você pode oferecer opções de meias. Dessa forma, incentiva a recompra de algo que agregua valor ao item adquirido anteriormente.
6. Crie novas promoções e descontos
As ideias de promoções e descontos estão ficando cada vez mais famosas e criativas. Para explorá-las, procure estudar sua concorrência e tenha em mente que é fundamental que seja algo que ofereça uma recompensa concreta para o cliente.
Além disso, lembre-se sempre de fazer um estudo de precificação para não prejudicar seu planejamento financeiro.
7. Aposte em um programa de fidelidade
Considere a criação de programas de fidelidade que recompensam os clientes por comprarem repetidamente. Isso pode incluir a atribuição de pontos para cada compra que podem ser trocados por descontos, brindes ou acesso à ofertas exclusivas.
Os programas de fidelidade não apenas incentivam os clientes a retornar, mas também coletam dados valiosos sobre seus hábitos de compra, permitindo personalizar ofertas e comunicações futuras.
8. Lance novos produtos ou serviços
O pós-Black Friday pode ser a oportunidade ideal para planejar o lançamento de novos produtos ou serviços. Afinal de contas, é o momento de aproveitar o impulso de compras gerado durante o evento para criar entusiasmo em torno de novidades e, claro, manter o interesse dos clientes.
Para incentivar as compras, procure oferecer ofertas especiais para quem comprar o novo produto durante o período de lançamento.
Aproveite a temporada pós-Black Friday para atrair e fidelizar clientes
O período pós-Black Friday vai te ajudar a movimentar o estoque encalhado, amadurecer suas estratégias de venda com novas ideias de promoções, e também é a sua oportunidade para encantar e fidelizar os clientes.
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