Garantir a margem de lucro desejada, considerar os padrões do mercado, satisfazer os clientes… O que tanto entra na conta na hora de definir o preço de venda de um produto ou serviço?
O cálculo de precificação, apesar de envolver muitos detalhes, não precisa ser complicado. Se você quer entender como estipular os valores, considerando os principais fatores para favorecer seus clientes, sem comprometer a saúde financeira e o crescimento do seu negócio, confira, abaixo, como fazer isso na prática.
O que é preço de venda e como calcular?
Também conhecido como precificação, o preço de venda é o valor definido para cobrar pelos seus produtos e/ou serviços. Para fazer o cálculo, é preciso envolver três fatores do negócio, são eles:
- Custos: gasto com recursos e serviços para produzir o que será oferecido aos clientes;
- Despesas: todos os gastos com bens e serviços relacionados com a administração da empresa;
- Lucro: é a diferença entre a receita das vendas e os gastos de produção.
Resumindo: o cálculo do preço de venda fica assim:
Custos + Despesas + Lucro = Preço de Venda
Qual a importância da precificação?
O cálculo correto do preço de venda é indispensável para garantir o crescimento saudável do negócio, além de melhorar as metas financeiras atuais com vários benefícios, como:
- Deixar o consumidor satisfeito;
- Definir o público-alvo;
- Entender os gastos para criar estratégias, como promoções de venda;
- Enfrentar a concorrência sem prejudicar os resultados;
- Ter um planejamento financeiro para evitar sufocos financeiros e ter condições de enfrentar possíveis crises.
Preço de vendas de produtos: o que considerar?
Para saber como calcular o preço de venda de um produto, vamos apresentar um exemplo prático. Imagine que você vende tortas. Depois de algumas contas, chegou à conclusão que gasta R$ 10 com ingredientes e R$ 5 seria com os custos proporcionais com a mão de obra.
Além disso, outras despesas proporcionais, como energia elétrica, aluguel e gás de cozinha, totalizam R$ 5. Já os valores gastos na venda com o delivery, por exemplo, sai por R$ 5.
Somando tudo até agora, a torta vale R$ 25. Mas ainda está faltando o lucro do negócio. E agora, como definir? Para chegar nesse valor, você pode avaliar a concorrência. Digamos que eles vendem a R$ 40. Nesse caso, você pode testar uma venda por R$ 35 para enfrentar a concorrência e ainda manter uma margem de lucro de 40%.
Resumindo as contas:
Custos com ingredientes da torta = R$ 10
+ Custos proporcionais com mão de obra = R$ 5
+ Despesas fixas proporcionais = R$ 5
+ Despesas com a venda = R$ 5
Preço de venda (sem o lucro) = R$ 25
Preço de venda definido em R$ 35 = lucro de 40%
25 —————— 100
35 —————– X
X = 140
E o preço de vendas de serviços?
Além dos investimentos com mão de obra e ferramentas de trabalho, quem é prestador de serviços precisa precificar o tempo de dedicação e o grau de conhecimento exigido como profissional da área contratada.
Dessa vez, vamos usar como exemplo uma empresa que conserta computadores. Digamos que ela foi contratada para fazer a manutenção mensal dos equipamentos de outra empresa pequena.
Para desenvolver o trabalho solicitado pelo cliente, somando mão de obra e tempo investido, será necessário R$ 5 mil. Além desse valor, os impostos e despesas fixas proporcionais (água, luz, aluguel, etc) totalizam R$ 1 mil.
Até o momento, o preço de venda sem o lucro seria:
Custos com mão de obra = R$ 5 mil
+ Despesas fixas proporcionais = R$ 1 mil
Preço de venda sem lucro = R$ 6 mil
Na hora de calcular a margem de lucro, vamos supor que seja esperado 25% sobre os custos. Nesse caso, um valor adicional de R$ 1.250.
Resumindo:
Custos com mão de obra = R$ 5 mil
+ Despesas fixas proporcionais = R$ 1 mil
+ Lucro esperado = R$ 1.250
Preço de venda com o lucro = R$ 7.250
3 estratégias de precificação para o seu negócio
Ao calcular o preço de venda, é importante ter como base as informações internas do negócio e dados de pesquisa de mercado para avaliar o comportamento da concorrência.
A seguir, reunimos as melhores práticas que vão ajudar a precificar da forma certa para aumentar as vendas e o faturamento.
1. Tenha um planejamento financeiro
É fundamental mapear todos os custos e despesas envolvidos nas atividades do negócio. Uma das formas eficazes de ter tudo isso planejado é com um fluxo de caixa organizado e atualizado.
2. Estude a concorrência
Depois do planejamento interno, não deixe de levar em consideração o que é praticado por seus concorrentes. Uma pesquisa vai ajudar no processo de formação do preço para evitar valores altos demais ou ao contrário.
3. Defina a margem de lucro
Na política de preço, não se esqueça de entender e calcular a margem de lucro desejada. Ela garante a sobrevivência do negócio e permite que você ganhe pelo trabalho realizado, independentemente se o foco é venda de produtos ou serviços.
Calcule o preço de venda correto e potencialize os resultados do seu negócio.